CURSO DE OVINOCAPRINOCULTURA PARA JUVENTUDE TRAZ DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA O CAMPO

Para a realização desse curso o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e o assentamento Bonifacio firmaram parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Instituto Agropolos, com o objetivo de capacitar jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais, no acesso as novas tecnologias de manejo na criação de ovino e caprino. Onde a realização do mesmo surgiu da necessidade e anseio que a juventude do assentamento Bonifácio sentia em acessarem credito especifico para adquirir raças caprinas leiteiras, fortalecendo a economia local gerando renda e garantindo a segurança alimentar da sua família.
O curso teve inicio no ultimo dia 26 de maio, e será distribuído em cinco módulos. Sendo ministrado por técnicos do Instituto Agropolos do Ceará, vale ressaltar que, todas as aulas práticas e teóricas acontecerão no próprio assentamento.
A ênfase maior da capacitação foi à valorização do conhecimento local, onde também foram introduzidas técnicas de aprimoramento de manejo fitossanitário e o gerenciamento do rebanho, mais sem duvida o principal objetivo foi à garantia que os jovens estarão preparados para criar mais e melhor nas suas terras. Por muitos deles não disporem de recursos para investimentos no melhoramento genético do rebanho, introduzindo raças de caprinos leiteira e na construção de estrutura física, como aprisco e capineiras, o curso proporcionará o acesso as políticas públicas, pois o mesmo tem carga horária de 120 horas, atendendo aos requisitos para o PRONAF JOVEM. Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, na linha de credito especifica para a juventude.

Os jovens agricultores que estão participando do curso avaliam o quanto é importante estarem aprimorando seus conhecimentos, eles afirmam que: “a oportunidade que nós jovens assentados estamos tendo em apreender a cuidar bem dos nossos animais, entendendo o quanto é importante fazermos os manejos adequados, aonde vimos na teoria e na pratica técnicas e ferramentas que nos proporciona aumento significativo na produção e na qualidade do rebanho. Também nos foi repassado os valores nutricionais dos alimentos que provem da ovinocaprinocultura, onde aprendemos a dar valor aos alimentos produzidos na nossa comunidade por ser saudável e de boa qualidade. O sucesso do curso e de nossa aprendizagem se deu na boa organização do mesmo e na qualidade das informações repassada, pois os instrutores (as) nos repassam com muita propriedade os conteúdos programados para o curso”. Destacam os jovens agricultores participantes do curso.
Tauá Ceará, 20 de Junho de 2011

EMANUEL ALVES LIMA
Coordenação da Comissão Municipal de Jovens Trabalhadores Rurais do STTR de Tauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário