1ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE TAUÁ


A 1ª edição da Feira Municipal da Feira da Agricultura Familiar de Tauá tinha o objetivo de envolver um público de 120 agricultores e agricultoras familiares do município com meta de 60 expositores e expositoras. Também com o objetivo geral de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar através da promoção de seus produtos considerando os aspectos culturais, ambientais, organizacionais e políticos de cada unidade produtiva estimulando ainda a prática da sócio economia solidária em nosso município. A feira trouxe de fato uma boa representação dos distritos de Tauá onde as delegacias sindicais tiveram uma participação fundamental com 34 expositores. A representação da sede distrital, por estar mais próxima, foi a maior com 19 expositores, mas todos os distritos tiveram sua representação.

Pedro Marcelino, secretário dos agricultores familiares do sindicato, avalia como positiva, apesar das mudanças de última hora em relação ao local de exposição. Anteriormente programada para ser realizada em área aberta do parque da cidade, as freqüentes chuvas causaram dúvidas quanto a realização da feira. A solução foi transferir para a quadra do Ginásio Aluno Júlio Rego. Apesar de perda de visibilidade como atrativo para que as pessoas visitassem a feira, a comercialização passou de mais de 3 mil e 400 reais em apenas um dia e meio de feira.

Para preparar a 2ª edição da feira da agricultura familiar de Tauá, foram realizadas as avaliações. A primeira sugestão foi a questão de local que tem que ser em área aberta e com a divulgação realizada com bastante antecedência. Outra modificação será em relação aos dias de realização. Para que as pessoas possam se programar para visitar a feira com suas economias disponíveis, será pensada uma data que combine com a possibilidade de compra dos visitantes. A “Cozinha do Sertão” foi um dos destaques da feira com as comidas típicas de nossa região. Ela demonstrou que precisará ser ampliada para atender a demanda do sucesso que teve. A cultura também foi prioridade na animada noite de sexta-feira através da participação de sanfoneiros, violeiros, grupo de caretas e de teatro.

Ampliar as parcerias, melhorar a estrutura e aumentar o número de feirantes são os objetivos para a próxima feira. A diversidade da agricultura familiar hoje mostra este potencial e a organização através da qualidade dos produtos será necessária para conquistar estes objetivos. O Sindicato agradece a todos e todas que contribuíram para que a realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Tauá

Pedro Marcelino
Secretário dos Agricultores/as Familiares do STTR de Tauá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário