ENCONTRO DE JOVENS ASSENTADOS


As ações do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Tauá cada vez mais apoia o protagonismo dos jovens rurais, visando a integração e intercâmbio de  jovens de comunidades rurais e assentamentos, com a troca de experiências e respeitando suas peculiaridades, buscando assim um aprimoramento das suas competências e ações no trato com os problemas e dificudades enfrentados pelos jovens no campo.
A nossa história nos mostra como as lutas sindicais, as organizações populares e sociais foram formando sujeitos coletivos conscientes dos seus direitos, e colocando a educação como um elemento fundamental nesse processo de formação e transformação humana e social. Respeitando e dando um novo significado aos conhecimentos já trazidos pelos jovens e a própria comunidade ou assentamento, e sendo capaz de produzir novos e melhores conhecimentos, garantindo um espaço educativo, no qual exista de forma permanente a troca de saberes.
 A juventude no município de Tauá, desde a década de oitenta, vem conquistando e atuando em vários espaços importantes das organizações sociais e sindicais, além da participação nas decisões políticas e nas políticas publicas, conseguindo com isso a melhoria na qualidade de vida e das condições de trabalho, educação e organização social.
Foi com esse sentimento que o sindicato dos trabalhadores e trabalhadores rurais de Tauá em parceria com a Inhamuns Assessoria, os jovens do Assentamento Angicos e o Fórum dos Assentados promoveram o Primeiro Encontro de Jovens Assentados com o tema: Juventude da reforma agrária trocando experiências de convivência com o semiárido. 
Foi nos dias 21 e 22 de janeiro de 2011 que os jovens dos assentamentos Serra Branca, Bonifácio e Angicos, além de fazerem a troca de experiências também discutiram as dificuldades enfrentadas e potenciais. Na oportunidade, foram tirados vários encaminhamentos como uma agenda para visitar os assentamentos e reunir com os jovens para aprofundarmos o debate entorno da temática da juventude com ações focadas no desenvolvimento do campo, educação, produção, comercialização, cultura e lazer. Nesse sentido temos alguns desafios: qualificar os jovens do campo com ênfase na agricultura familiar, potencializar a zona rural tendo como eixos principais a compreensão da identidade rural, o respeito à natureza e a educação contextualizada. O primeiro passo foi dado agora é a hora de irmos para o campo e continuarmos contribuído com o desenvolvimento da nossa agricultura familiar.
EMANUEL ALVES LIMA
Coordenador de Jovens Rurais do STTR Tauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário